Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TJMG inicia a implementação da Resolução nº 375 do CNJ - o "Balcão Virtual"

há 3 anos

O advogado já estava habituado a frequentar os balcões das secretarias na busca pelo melhor interesse do seu cliente. Todavia, nem sempre é possível estar em todos os locais e a rotina de isolamento social ensejada pela pandemia do Covid-19 não favorece a presença de todos no Tribunal. Porém, a realidade “presencial” passa por mudanças e vamos vivenciar mais uma delas!

Por meio da Resolução nº 372 de 12 de fevereiro de 2021, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou a criação de plataforma de videoconferência denominada “Balcão Virtual”[1]. Logo no artigo 1º, determina-se que

os tribunais, à exceção do Supremo Tribunal Federal, deverão disponibilizar, em seu sítio eletrônico, ferramenta de videoconferência que permita imediato contato com o setor de atendimento de cada unidade judiciária, popularmente denominado como balcão, durante o horário de atendimento ao público.

A referida plataforma virtual é denominada “Balcão Virtual” e atende às exigências do mundo contemporâneo, permitindo que o advogado ou aquele interesse em um processo possa se comunicar com a secretaria competente de forma rápida, ágil e sem precisar se deslocar fisicamente, o que também traz impactos positivos que vão desde o cumprimento das medidas de segurança sanitária da Covid-19 e até diminuição dos gastos de recursos naturais não renováveis e da poluição causada pelos meios de transporte.

No dia 19.4, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) disponibilizou no seu portal um informativo sobre a implementação do Balcão Virtual – atendimento por videoconferência[2]. Trata-se do lançamento do projeto-piloto da ferramenta, explicitando que o cidadão poderá ter contato direto com o setor de atendimento das unidades judiciárias do Tribunal por videoconferência. A solicitação para o atendimento é feita por um clique e estão participando do projeto-piloto as seguintes unidades:

2ª instância:

  • Coordenação de protocolo
  • 1º Cartório de Feitos Especiais
  • 14ª Câmara Cível
  • 19ª Câmara Cível
  • 2ª Cartório de Recursos a Outros Tribunais
  • 5ª Câmara Criminal

Comarca de Belo Horizonte:

  • 1ª Vara de Família
  • 15ª Vara Cível
  • 2ª Vara de Tóxicos

Para entrar em contato direto com a unidade judiciária competente, basta acessar o link disponível no site do TJMG: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/processos/balcao-virtual/#.YH31GRNKiu5

Mecanismos como esses são fundamentais e assentam, cada vez mais, o movimento de aderência do Poder Público às ferramentas tecnológicas existente, aproximando pessoas e diminuindo as distâncias físicas.


[1] Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files/original15412620210219602fdc26a38d2.pdf

[2] Disponível em: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/informes/balcao-virtual.htm#!

  • Publicações5
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações127
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-inicia-a-implementacao-da-resolucao-n-375-do-cnj-o-balcao-virtual/1194638023

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Seção II. Do Auxílio Direto

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo I. Das Normas Fundamentais do Processo Civil

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 meses

Código de Processo Civil Comentado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)